Invisibilidade mata, conhecimento salva: basta de violência contra a mulher!

Em nome das mulheres
Instituto Fazer o Bem promove palestras, intervenções culturais e uma sessão coletiva de autógrafos de autoras na Biblioteca Nacional de Brasília


Na quinta-feira (27/07), das 19h às 21h45, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília, o Instituto Fazer o Bem realizará o evento “Invisibilidade mata, conhecimento salva: basta de violência contra a mulher!”, com duas palestras, intervenções culturais e uma sessão coletiva de autógrafos de autoras. Quem se inscrever pelo Sympla e confirmar seu ingresso, receberá um livro no dia do evento: https://www.sympla.com.br/invisibilidade-mata-conhecimento-salva__2063848 A iniciativa conta com o apoio da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, da ABRACRIM Mulher (comissão especial que trata dos assuntos ligados às mulheres na Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas), da Tagore Editora e da One Go.

Com o assassinato de Patrícia Pereira de Sousa (41), chegamos, até aqui na vergonhosa marca de 20 feminicídios registrados no DF em 2023 — o número é 17% maior que o total de casos em todo ano passado, quando 17 mulheres foram vítimas do crime. Não podemos ficar calados. Toda a sociedade tem que se mobilizar, pois os números falam por si e só crescem. As vidas ceifadas são mais que estatísticas, todas têm nome, famílias e sonhos interrompidos.

“O Instituto Fazer o Bem (Insfabem) trabalha a cultura como ferramenta de reflexão, mobilização, educação e análise legislativo-jurídica de temas sociais relevantes urgentes como as questões afeitas às mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência (PCD)”, explica a Dra. Laíse Horácio, diretora da instituição.

Como resultado prático pretende-se, ao final, apresentar Carta Aberta aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Programação

19h- Abertura com Performance da Escritora Ana Rossi e formação da mesa

19h20 – Palestra da Dra. Alice Bianchini: “Feminicídio: uma morte anunciada e evitável" - Mediação da Dra. Ana Paula Trento

20h – Intervenção cultural

20h20 - Palestra da Dra. Lazara Carvalho: “Sororidade: a importância das redes de mulheres no combate ao feminicidio” - Mediação da Dra. Laíse Horácio

21h – Intervenção Cultural com sessão de autógrafos com escritoras: Adelaide Paula, Adriana Araújo, Ana Beatriz Cabral, Ana Rossi, Clinaura Lima, Lande Trindade Bonfim, Luciane Mustafá, Maria Felix Fontele, Maria Cristina Guilherme e Nilva Souza.

Palestrantes

Dra. Alice Bianchini – Escritora - Doutora em Direito pela PUC/SP (2000). Conselheira de Notório Saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher - CNDM. Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas -ABMCJ. Coordenadora da Pós-Graduação em Direito das Mulheres www.meucurso.com.br Autora, dentre outros, dos seguintes livros: Crimes contra mulheres, Juspodvum, 2022; Lei Maria da Penha, Tirant Brasil, 2021. Feminismo(s), Matrioska, 2021. Autora do Curso Virtual Atualização da Lei Maria da Penha (www.meucurso.com.br). Entre 1997 a 2000 foi professora da Faculdade de Direito da USP. Nos anos de 2003 a 2014 exerceu a Coordenação-Geral dos Cursos de Especialização da Rede de Ensino LFG. Foi Conselheira Federal da OAB por SP e Vice-Presidenta da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), ambos entre 2019-2021.

Dra. Lazara Carvalho – Advogada, cofundadora do Movimento Elo — Incluir e Transformar e do Instituto da Advocacia Negra Brasileira (IANB), chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Justiça.

Mediadoras

Dra. Ana Paula Trento – Escritora - Advogada, pesquisadora em criminologia, palestrante, professora, escritora; pós-graduada em Direito Eleitoral e Direito Público com enfoque em Processo Penal. Secretária Geral da ABRACRIM, Presidente Nacional da Abracrim Mulher, Vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim- RN), Assessora Parlamentar Senado Federal. Fundadora Coletivo Clara Camarão.

Dra. Laíse Horácio – Poeta, advogada, Pós -graduada em Direito Tributário, Pós -graduanda em Residência Jurídica Cível e em Docência Superior. Diretora do Instituto Fazer o Bem, membro das comissões da OAB-DF, a saber: Direito Tributário (Seccional),Tribunal do Júri (Subseção de Taguatinga) e secretária adjunta da Comissão de Igualdade Racial ( Subseção Riacho Fundo).

Instituto Fazer o Bem

Fundado em 13/04/2007, o Instituto Fazer o Bem, tem sua atuação pautada pela ética e compromisso com os temas “Educação”, “Mulher”, “Idosos” e “Crianças”, por meio do viés da “Cultura/Literatura”.

Serviço:

O que: Evento “Invisibilidade mata, conhecimento salva: basta de violência contra a mulher!”, com duas palestras, intervenções culturais e uma sessão coletiva de autógrafos de autoras.
Quem organiza: Instituto Fazer o Bem
Quando: Quinta-feira (27/07), das 19h às 21h45
Onde: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال