"Quero todos focados no desenvolvimento do Distrito Federal em todas as áreas", destaca Governador em reunião com Secretários

Ibaneis Rocha destaca prioridades da nova gestão em reunião com secretários
Saúde, área social, educação, mobilidade, obras e habitação são áreas com algumas das principais metas para o desenvolvimento do DF nos próximos quatro anos


“Quero todos focados no desenvolvimento do Distrito Federal em todas as áreas”. Esse foi o principal recado do governador Ibaneis Rocha durante a primeira reunião com os secretários e presidentes de empresas e órgãos que compõem o novo mandato do governo na manhã desta terça-feira (3), no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O líder do Poder Executivo apontou as prioridades para a gestão de 2023 a 2026. As metas fazem parte dos campos da saúde, educação, assistência social, mobilidade, obras, habitação, tecnologia, agricultura, infraestrutura e economia. Ibaneis Rocha reforçou a necessidade de integração entre as 29 secretarias e as autarquias do DF.

Na área da saúde, o governador pretende que no primeiro semestre deste ano seja lançada a licitação do pacote de obras, que envolve a construção de três hospitais (São Sebastião, Recanto das Emas e Guará), 17 unidades básicas de saúde (UBSs) e duas unidades de pronto atendimento (UPAs). Durante a reunião, Ibaneis Rocha acatou ainda o pedido da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, para a criação de um novo hospital no Gama.

A contratação de profissionais da saúde, a realização de novos concursos e a modernização da secretaria, facilitando o acesso da população, são outras ações que vão nortear a saúde pública. “Até terça-feira, vamos ter a nomeação dos servidores. Estamos trabalhando na complementaridade junto aos hospitais privados para as cirurgias ortopédicas. Também orientei que a Novacap se debruce sobre a criação do novo hospital do Gama após a licitação dos outros três novos hospitais”, exemplificou Ibaneis Rocha.

Questão considerada latente pelo governador, a área social terá o esforço de várias secretarias para que as necessidades da população sejam contempladas. O governador pediu a união de forças das secretarias de Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, da Mulher, da Família e da Juventude, de Atendimento à Comunidade e da Pessoa com Deficiência.

No âmbito da educação, o esforço é para a criação de novas escolas, principalmente, os centros de educação da primeira infância (Cepis), inclusive nas áreas rurais e nas novas regiões administrativas, e das escolas técnicas. O Governo do Distrito Federal também está empenhado na ampliação de vagas nas creches e do programa Cartão Creche.

Ibaneis Rocha também confirmou a intenção de continuidade do programa de escolas cívico-militares no DF, do aumento do programa Caminho das Escolas e de levar mais tecnologia para as escolas.

Emprego e renda

Outro esforço para a nova gestão é a geração de emprego e renda, disponibilizando mais cursos de qualificação de mão de obra, com prioridade para jovens e mulheres; criando postos de trabalho dentro das penitenciárias para ajudar na ressocialização da população presa; e investindo em obras, que geram empregos diretos e indiretos para a cidade.

“A geração de emprego e disponibilidade de qualificação da mão de obra são de suma importância. Temos que atender às pequenas e médias empresas para gerar mais emprego. Também há uma interligação [do tema] com o turismo, que tem grande potencial de geração de emprego para a nossa cidade”, classificou o governador.

Ibaneis Rocha também destacou o crescimento do programa Pró-DF (Programa de Apoio ao Empreendimento) e a intenção de criar um programa de microcrédito para pequenas e médias empresas com o apoio do Banco de Brasília (BRB).

Na área econômica, o governo está atento aos encaminhamentos e pedidos de recursos, com foco em garantir empenhos da Câmara Legislativa do Distrito Federal e do Congresso Nacional por meio das emendas dos parlamentares e do governo federal, cadastrando as secretarias em todos os programas no âmbito nacional. O que se dará em função do bom trânsito do GDF com os poderes Executivo e Legislativo.

Fortalecer ainda mais o Banco de Brasília é outra missão do governo. A primeira ação é colocar o espaço do banco para sediar as reuniões do Fórum de Governadores.

Infraestrutura

A infraestrutura da capital federal será ainda mais impactada nos próximos quatro anos. O governador apontou como missão a repaginação das regiões do DF. O governante quer que pelo menos mais cinco cidades, começando pela Vila Planalto, passem por reformas, que envolvem novas calçadas, meios-fios e plantio de árvores e grama, a exemplo das obras na W3 Sul, na Avenida Hélio Prates e na avenida principal do Paranoá.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال