Espetáculo Saia Literária e o Centenário de Maria estreia dia 31/07 no SESC 504 Sul


Lembra do colo, do afago, do aconchego que só uma contação de histórias tem? E da música, que encanta e traz alegria de viver?

Saia Literária e o Centenário de Maria é uma produção independente, um espetáculo que une a atuação de diversos personagens com a música, a contação de histórias, a dança, a literatura, e aborda também o cotidiano e a saúde mental. O evento é um recurso inovador que desperta o imaginário e tem como objetivo provocar a interação do narrador com o público.

Ostentando uma “saia” exuberante, confeccionada exclusivamente para o espetáculo, a artista Clinaura Lima, interpreta quatro músicas de sua autoria, prestando assim uma singela homenagem à sua mãe, Maria Clinaura, pelo centenário do seu nascimento. Maria nasceu em 1922 em um vilarejo no sertão da Caatinga, chamado Canavieiras. Naquele ano, comemorou-se o centenário da independência do Brasil. Também ocorreu a primeira Semana de Arte Moderna em São Paulo, também chamada Semana de 22.

Maria não conheceu sua mãe, pois a mesma faleceu três meses após o parto. Ainda pequena, convidou uma senhora chamada Ana, para ser sua mãe, que aceitou prontamente o convite. Aos 15 anos foi nomeada servidora pública da escola municipal Treze de Maio, hoje conhecida como escola Dona Aleluia. Ensinou usando a cartilha do ABC, com um molde de papel quadriculado sobre as letras do alfabeto. Ajudou a alfabetizar também seus filhos. Aprendeu a costurar e bordar, além de cozinhar com dedicação e amor. Tinha muito conhecimento sobre o Estatuto do Idoso. Maria Clinaura casou-se aos 22 anos com João Evangelista Lima. Ele era viúvo e trouxe três filhos. Era reconhecida por ser festeira e ter um gosto refinado para as artes, além de ser exímia anfitriã. Maria foi a grande inspiração para esse projeto traduzido de forma lúdica, atemporal e que fomenta a literatura, a música e o lazer cultural.

Nesse encontro com o palco, a personagem “Vovó Zuleika”, surge com sua “maleta mágica” para contação de uma história, autoria de Clinaura Lima, recheada de lembranças, fatos, e tudo que possa ser memorizado em nosso cérebro.

O espetáculo é inclusivo e contará com interpretação para pessoas surdas. Além disso, o teatro possui local apropriado para cadeirantes.


A idealizadora e autora das músicas e do espetáculo

Clinaura Maria de Lima é Mestra em Psicologia pela UnB; Psicóloga e Pedagoga formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Pesquisadora e Professora universitária. Tem experiência na área de Psicologia com crianças e adolescentes, ênfase em Psicologia da Saúde Social e Institucional. Clinaura Lima, também é autora e escritora e entre suas obras de maior sucesso estão os livros: “Infância Ferida”, “Psicopedagogia: prática, vivências e experiências no espaço Escola e Clínica”, “Brisa, a Borboleta de Asas Partidas” e “Direitos Humanos: Perspectivas Contemporânea dos Direitos Fundamentais”. Além disso, Clinaura é autora e intérprete de quatro músicas apresentadas no evento, são elas: “Colo de Mãe”, “Minha Boca”, “Flor do Campo” e “Vovó Zuleika”.

Ficha técnica

A Saia Literária é composta por uma equipe de profissionais. Entre eles, Brisa da Lima Produtora, Clinaura Lima (Saia Literária), Elen Carol Maia - Entre Tons e Letras (produção executiva), Ana Flávia Garcia (diretora artística), Gabriel Dias (diretor musical), Alicia Bertoloto (designer gráfica), Marcele González (figurino), Maria Luiza Santos (Maria Clinaura), Alessandra Barros (Vovó Zuleika), Jorge Bruno (audiovisual), Lucas Amaro (iluminação), Rodolfo Sena (videomaker), Ítalo Barbosa (fotografia), Gabriel Dias (voz e violão), Son Andrade (percussão) e Rafael Alabarce (gaita cromática) - músicos que acompanharão a artista, Giuliss Nathalie, Juliana Gomes, Pedro Henrique, Ulisses Ferreira e João Pedro Lima (figurantes), Tatiana Elizabeth (intérprete de Libras), Erivelton Costa (apoio geral), Midiã Fernandes (apoio), Elen Carol Maia – Entre Tons e Letras (assessoria de Imprensa), Use Tecnologia (mídias sociais).

Serviço:
Espetáculo: Saia Literária e o Centenário de Maria
Shows de música, literatura, dança e roda de contação de histórias
Local: W3 Sul 504/505 – Sesc Estação 504 Sul – Teatro Ary Barroso
Data: 31/07/22
Horário: 15h40
Entrada: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia – 1 Kg de alimento não perecível)
Classificação: Livre
Foto: Luciana Ferreira
Contato: (61) 9 9977-7266
Instagram: @brisadalimaprodutora
Ingressos:https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-saia-literaria-e-o-centenario-de-maria/1590458 ou na bilheteria do Teatro no dia do espetáculo.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال