Brasília sedia primeiro encontro nacional voltado para pessoas com deficiência intelectual e múltipla

 
Promovida pela Fenapestalozzi, ação acontece em agosto, dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, trazendo o tema “Superar barreiras para garantir a inclusão” 
 
Brasília, 04 de julho de 2022 – De 22 a 26 de agosto, a capital federal sedia a primeira edição do Encontro Nacional das Famílias do Movimento Pestalozziano, promovido pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), primeiro movimento no Brasil na área da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. O tema este ano será “Superar barreiras para garantir a inclusão”.
 
Fundada 1970, a entidade defende os interesses de pessoas com deficiência, no âmbito legislativo e institucional, e busca assessorar e monitorar as ações de suas 235 afiliadas espalhadas por todo país, promovendo a inclusão social, autonomia e acessibilidade das pessoas com deficiência.
 
O objetivo do encontro, que acontece na sede da Associação Pestalozzi de Brasília, no Setor de Clubes Sul, paralelamente ao IV Fórum Nacional de Autodefensores do Movimento Pestalozziano, é aproximar famílias do ecossistema, identificar as maiores dores e anseios do público, bem como mapear ideias que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência no Brasil.
 
“Estamos muito felizes com esta iniciativa, que acontece pela primeira vez num momento muito especial do mundo pós-pandemia. Esperamos fortalecer, ainda mais, o Movimento Pestalozziano, podendo impactar mais pessoas e sensibilizar a sociedade para esta temática tão relevante”, afirma a presidente da Fenapestalozzi, Ester Alves Pacheco, lembrando que a perspectiva da autonomia fortalece os vínculos da pessoa com deficiência em diversas áreas de sua vida, inclusive o relacionamento familiar.
 
O encontro acontece dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (que ocorre de 21 a 28 de agosto), promovida anualmente pela Fenapestalozzi e Apae. Dia 22 de agosto é, inclusive, celebrado o dia da pessoa com deficiência intelectual.
 
Autodefensores
O IV Fórum Nacional de Autodefensores é um grande evento realizado a cada três anos pela Fenapestalozzi, que reúne os autodefensores das cinco regiões do país que fazem parte do Movimento Pestalozziano. Esse projeto integra as pessoas com deficiência, escolhidas por meio de eleição, à diretoria da Fenapestalozzi, exercendo poder de voto, propondo novos projetos, atividades e melhorias para os atendidos. “Esta é uma grande oportunidade para que os autodefensores possam desenvolver sua autonomia e liberdade em diferentes contextos, pensando em mudanças que possam combater os preconceitos e garantir seus direitos”, defende Ester.
 
A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas entidades de defesa da pessoa com deficiência, onde os indivíduos nesta condição têm espaço para sugestões e ideias, visando seus direitos.
 
O autodefensor tem a função, portanto, de defender os interesses dos demais colegas, sugerindo ações de aperfeiçoamento. “Na prática, eles são os porta-vozes de seus companheiros perante às instituições e à sociedade”, explica.
 
Na programação, também estão previstas atividades como cursos, oficinas, palestras, painel de vivencias práticas, entre outras atividades culturais para os autodefensores e familiares.
 
A Fenapestalozzi receberá, ainda, uma palestra realizada pelo Sebrae, fomentando o empreendedorismo, auxiliando e capacitando esses familiares.
 
Sobre a Fenapestalozzi - Fundada em 28 de agosto 1970, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que visa a defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades assim como suas famílias, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outras.
 
A Federação Nacional representa o Movimento Pestalozziano e tem por finalidade integrar as 235 afiliadas que estão presentes nas 5 regiões do pais, distribuídos em 20 estados e no Distrito Federal. Juntando esforços, por meio das Associações Pestalozzi, é possível implementar medidas técnicas, científicas e administrativas em todo território nacional, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência condições para o exercício pleno de seus direitos como cidadãos comuns.
 
A federação visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e luta diariamente por ações sociais e políticas públicas que interajam e desenvolvam a autonomia e independência dessas pessoas, capacitando-os para o futuro.
 
SERVIÇO:
 
I Encontro Nacional das Famílias do Movimento Pestalozziano
IV Fórum Nacional de Autodefensores do Movimento Pestalozziano
Tema: “Superar barreiras para garantir a inclusão”.
De 22 a 26 de agosto de 2022
Local: Sede da Associação Pestalozzi de Brasília (Setor de Clubes Sul)
Informações: https://fenapestalozzi.org.br/
 
 
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA – FENAPESTALOZZI 
Proativa Comunicação
Contatos:  Aline Ramos (61) 98109-1265 / Flávio Resende (61) 99216-9188
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br
Twitter/Facebook/Instagram: @Pr
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال