Grandes redes de supermercados já utilizam a energia eólica

 Quase 90% das lojas de grupo varejista já funcionam com energia limpa

Até o início de 2023 todas as lojas Fort Atacadista e Supermercados Comper funcionarão com energia limpa



O Grupo Pereira, sétimo maior varejista alimentar do país com atuação nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e no Distrito Federal, anuncia a conversão para uso de energia renovável de todas das lojas das bandeiras Fort Atacadista, de atacarejo, e Supermercados Comper. Atualmente, 88% das unidades (69 lojas) já funcionam com energia renovável e a sede da empresa, localizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, conta com painéis solares para produção de eletricidade. As migrações para o mercado livre de energia iniciaram em 2013.

Com foco no uso racional e sustentável de energia elétrica, a parceria firmada com a Engie, produtora privada de energia renovável, prevê o fornecimento de energia eólica até 2029. Desde 2020, o plano de inauguração de todas as novas lojas das bandeiras Comper e Fort Atacadista contempla o uso de energia renovável – éolica – no funcionamento. A migração está sendo feita de forma progressiva e para 2022 foram contratados 17 MegaWatts que já abastecem 69 lojas das duas bandeiras da companhia. Este montante é suficiente para iluminar uma cidade com 76.600 mil casas por dez meses. A potência anual aumentará gradativamente de acordo com a abertura de novas unidades e do consequente crescimento de consumo, com previsão de 18 MegaWatts para 2023. A migração do abastecimento de energia para o mercado livre pode demorar de três a seis meses após a ligação da energia, de acordo com as regras das concessionárias de energia que abastecem cada região. “Investir no uso de fontes renováveis de energia é mais do que reduzir o impacto ambiental das nossas atividades. Temos o compromisso de transformar de forma positiva a vida das pessoas e das localidades onde atuamos”, afirma Samuel Mutini, gerente de Energia do Grupo Pereira.

A energia vinda dos aerogeradores do conjunto Campo Largo e Umburanas da Engie, localizados no norte da Bahia, tem ainda como vantagem a geração de empregos e desenvolvimento das comunidades locais por meio de 40 projetos ambientais e sociais nos municípios de Sento Sé e Umburanas. A decisão pela entrada no mercado livre de energia faz parte de um planejamento estratégico de eficiência energética de médio prazo nas unidades do grupo e inclui também o  uso de energia fotovoltaica na sede em Campo Grande e em uma filial Fort Atacadista em Cuiabá, no Mato Grosso. O projeto teve início em 2019 em forma de piloto e será expandido para unidades Fort Atacadista e Comper localizadas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Na sede, os painéis solares produzem cerca de 30% da energia consumida. Ao longo de 2020, foram gerados 286 MegaWatts de energia. Em 2021, a produção de energia na sede da empresa foi de 260 MegaWatts. Em 2022, o Grupo inaugurou a primeira usina solar em uma filial Fort Atacadista, na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Com isso, a geração fotovoltaica acumulada até o fim de fevereiro chegou a 154 MegaWatts. “As unidades não serão autossuficientes, mas terão capacidade para gerar cerca de 30% da energia consumida, o que reduz o impacto ambiental”, diz Samuel.

Eficiência energética

O plano estratégico para eficiência energética no grupo contempla ainda uso de lâmpadas LED em todas unidades – que além de terem maior capacidade de iluminação com a mesma potência consumida, duram mais –, substituição de equipamentos e sistemas de refrigeração antigos por mais modernos (que consomem menos) e o monitoramento do consumo. “Esse projeto prevê a análise e controle do consumo de energia nas lojas, como por exemplo: limitar o horário de uso de toda a capacidade de iluminação e climatização”, explica Samuel.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 95 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 48 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 11 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 640 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 56 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa. A empresa atua na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال