Exposição Brasília Outro Planeta, inicia hoje no shopping Conjunto Nacional

 O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal e a Bento Viana Galeria apresentam a exposição: ‘Brasília, Outro Planeta’, que revela o olhar único e inovador do fotógrafo Bento Viana sobre a cidade de Brasília


A exposição também conta com o apoio do Conjunto Nacional e ficará em exibição no primeiro andar do shopping de 20 de abril a 15 de maio de 2022, com entrada gratuita. Após esse período, irá circular nas unidades do Sesc, em outras regiões administrativas, e estados.

O conceito ‘Brasília, Outro Planeta’, foi criado por Bento Viana inspirado pela frase do astronauta Yuri Gagarin quando viu a cidade pela primeira vez: “A impressão que eu tenho é a de estar chegando a um planeta diferente”, comentou o cosmonauta na ocasião. Neste contexto, no aniversário de 62 anos de Brasília, as fotografias desta exposição oferecem uma homenagem a essa original cidade ao contemplar ângulos belos e inusitados de monumentos e símbolos comumente conhecidos.

As imagens capturadas por drone compõem uma coleção de fotografias imaginadas por Bento há alguns anos, e que somente puderam ser concretizadas após um longo período de maturação de ideias, evolução técnica e tecnológica. A exposição apresenta 15 fotografias desta nova coleção que farão parte do acervo de Artes Visuais do Sesc DF. “Essas imagens, há pouco tempo, habitavam um outro mundo. Chegou o momento de apresentá-las, aqui e agora, como Brasília, Outro Planeta”, explica o artista.

Sobre o artista

Bento Viana é carioca e chegou na capital em 1979, aos oito anos de idade. Foi nessa época que segurou uma câmera pela primeira vez. Bento afirma que a fotografia é seu grande propósito. “É na fotografia que eu me realizo ao traduzir essa Terra para a linguagem da luz”, afirma.

Geógrafo graduado, produtor de cinema premiado e fotógrafo. Bento Viana acumula mais de vinte e cinco anos de experiência no mercado de contar histórias por meio de imagens. Já realizou trabalhos relevantes para o WWF-Brasil, Banco Mundial, INPA, Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e EMBRATUR.

     

Viajou por todo o Brasil, pela Antártica, América do Norte, América do Sul, Europa e África. Foi um dos criadores da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, vista por mais de 300 mil pessoas em Brasília e São Paulo. Realizou a exposição 'Brasília Iluminada', na Praça dos Três Poderes, que recebeu mais de 80 mil visitantes ao longo de 60 dias. Participou de cerca de 40 exposições individuais e coletivas.

Produziu o livro 'Brasília Vista do Céu' a pedido do Governo do Distrito Federal. Seu olhar buscador e diferenciado o levou a encontrar matizes e nuances originais de cores e silêncios, abrindo novas possibilidades para registros fotográficos de cidades. Em abril de 2014, lançou a exposição e o livro 'Do Céu, Brasília', reconhecido como uma das principais publicações de arte já produzidas sobre a Capital Federal. Ainda este ano lançará sua mais nova publicação, o livro ‘Brasília, Outro Planeta’.

Seu banco de imagens conta com mais de 500 mil fotos que fazem parte de seu legado como observador de um mundo em constante mutação. Em sua galeria autoral, Bento Viana Galeria, o fotógrafo realizou o sonho de ter seu espaço para compartilhar esse olhar inovador e transformador.

20 de abril a 15 de maio de 2022 – Shopping Conjunto Nacional (1º andar)
De segunda a sábado: 09h às 22h
Domingos: 14h às 20h
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال