Cidadania no Trânsito: agora em sala de aula para alunos de escolas públicas

"Menina dos olhos" de Zélio Maia, curso Cidadania no Trânsito ensina democracia e noções de trânsito a alunos de escolas públicas do DF
Educação é um dos pilares da gestão do diretor Zélio Maia à frente do DETRAN/DF.




Professor de Direito Constitucional e Direitos Humanos, o Diretor-Geral do DETRAN/DF, Zélio Maia, está utilizando sua experiência como educador para inovar no desenvolvimento de programas de educação no trânsito. Em iniciativa inédita na história do órgão, o curso Cidadania no Trânsito está sendo oferecido gratuitamente aos estudantes de escolas públicas do DF e será aceito como parte do processo teórico de obtenção da CNH.

O objetivo do programa é formar cidadãos conscientes do tema da mobilidade urbana e que sejam capazes de aplicar no dia a dia noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente, convívio social no trânsito, direção defensiva e noções de legislação.

O público-alvo são os alunos do 2º e 3º anos da rede pública. O objetivo é atender 92 Unidades Escolares do Ensino Médio de todo o DF. Serão contempladas, neste semestre, escolas das regiões de Brazlândia, Cruzeiro, Planaltina, Gama, São Sebastião e Taguatinga. Cada unidade participante deverá estabelecer os critérios de seleção dos estudantes a serem matriculados.


Com isso, o professor Zélio Maia espera contribuir para a redução de acidentes e mortes no trânsito. "Os jovens são as principais vítimas de violência no trânsito no mundo, mas são também futuros condutores e influenciadoras das demais gerações. As ações de mobilização e conscientização dessa faixa-etária são estratégicas para criarmos uma cultura de segurança no trânsito", frisou.

As aulas inaugurais são ministradas pelo próprio Diretor-Geral e tratam de noções de ética, cidadania e Direitos Humanos. "Ao dialogar com a juventude, sinto a vontade dela de ser protagonista das mudanças no meio social em que vivem. Ao apostarmos nas novas gerações, não apenas estamos trabalhando para um trânsito mais seguro, mas para uma sociedade mais justa e fraterna" , concluiu.

O curso é uma realização do Detran-DF, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), com a supervisão da Escola Pública de Trânsito (EPT), execução do Núcleo de Formação e Cursos de Trânsito (NUFOR). É realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 05/2020.

Postar um comentário

0 Comentários