BRASIL | JUSTIÇA - Ministro Alexandre de Morais ao invés de arquivar, fez foi ampliar as investigações sobre as "FAKE NEWS". Deputadas são alvos das investigações!

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes atendeu apenas em parte o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, de arquivar as investigações dos atos antidemocráticos. Na prática, o ministro multiplicou as frentes de apuração e abriu casos específicos contra duas deputadas federais bolsonaristas. 

Moraes, em decisão obtida pela CNN, declara extinta apenas a apuração de atos produzidos em frente ao quartel-general de Brasília no ano passado, com gritos por intervenção militar. 

O ministro, porém, abriu novas investigações para desvelar uma suposta organização criminosa cujos passos foram detectados pela Polícia Federal. Essa organização contaria com diversos núcleos, e teria atuado para controlar a Secretaria de Comunicação da Presidência.

"A análise dos fortes indícios e significativas provas apresentadas pela investigação realizada pela Polícia Federal aponta a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4781 (o que apura ataques e ameaças a integrantes do STF)", diz o ministro na decisão.

Nos autos, a Polícia Federal nomina membros que poderiam integrar o núcleo político desse grupo e cita dois filhos do presidente Jair Bolsonaro: o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro. 

"As investigações da Polícia Federal apontaram fortes indícios da existência de uma organização criminosa voltada a promover diversas condutas para desestabilizar e, por que não, destruir os Poderes Legislativo e Judiciário a partir de uma insana lógica de prevalência absoluta de um único poder nas decisões do Estado, sem qualquer possibilidade de controle ou fiscalização, nos moldes constitucionais", diz a decisão.

Um personagem tem papel central nas apurações: Allan dos Santos, detentor de um canal bolsonarista na internet. "A investigação realizada pela Polícia Federal apurou – sem prejuízo da existência de outras estruturas similares, que necessitam de uma análise mais aprofundada – a atuação do blogueiro ALLAN LOPES DOS SANTOS, por meio de CANAL TERÇA LIVRE, mantido pela empresa Terça Livre Produções Ltda, como ponto de referência para a construção do discurso acima indicado e da materialização de suas pretensões", diz a decisão do ministro. 

"As investigações da Polícia Federal, portanto, trouxeram fortes indícios de que Allan dos Santos atua na condição de um dos organizadores dos diversos ataques à Constituição Federal, aos Poderes de Estado e à Democracia, principalmente, por meios digitais, pregando deliberadamente o fim de instituições democráticas", escreveu o ministro.

Mensagens apreendidas pela PF indicam que Santos tentou nomear aliados em áreas da Secretaria de Comunicação da Presidência, a Secom. "A intenção de dominar determinado setor da SECOM, possivelmente para facilitar o atendimento de interesses exclusivos do grupo é confirmada pela mensagem entre Julia Zanatta e Alan dos Santos, afirmando que 'temos que tomar essa secretaria.'"

Moraes ainda abriu apurações específicas de caixa dois e uso irregular de servidores contra duas deputadas federais bolsonaristas, Paula Belmonte e Aline Sleutjes.

Nas buscas, a PF encontrou mensagens que indicam que Belmonte pode ter simulado gastos para justificar o investimento de R$ 2 milhões em campanha eleitoral. 

A segunda é suspeita do uso de verba parlamentar para financiar os atos antidemocráticos. A presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Bia Kicis, é citada em diversos trechos da decisão como integrante do grupo que auxiliava a montagem dos atos contra instituições.

O advogado de Paula Belmonte, Eduardo Toledo, afirmou à CNN que desconhece a decisão de Moraes. 

"Ela é de meu total desconhecimento. E chega a causar até um pouco de perplexidade, considerando que a última manifestação do Ministério Público, assinada pelo Dr Humberto Jacques de Medeiros Gustavo Lima (vice-procurador-geral da República), ele pede arquivamento do inquérito e pede que baixe para Justiça Federal de primeiro grau e Justiça Estadual de primeiro grau. Portanto, sem nenhum envolvimento com a deputada que gozaria de foro privilegiado perante o Supremo. Seis fatos específicos que não constam nenhum envolvendo participação ou suspeita relacionada à deputada. Então, causa extrema perplexidade. Vamos aguardar ter acesso a essa decisão. E tão logo tenhamos acesso, se confirmar a informação vamos tomar as medidas judiciais adequadas a fim de fazer cessar um manifesto constrangimento em relação a deputada que jamais foi objeto de investigação neste inquérito."

CNN procurou Flávio e Carlos Bolsonaro, Aline Sleutjes, a Secom e Allan dos Santos, mas não obteve retorno.

O ministro do STF Alexandre de Moraes | Foto: Rosinei Coutinho - 20.fev.2020 / SCO - STF

FONTE: CNNBRASIL.COM.BR

 EDIÇÃOREDAÇÃO DO GRUPO M4 PRODUÇÕES COMUNICAÇÃO E MÍDIA

🇧🇷 *TRIBUNA DO BRASIL🇧🇷

A notícia em primeira mão!

*FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS!*

Cadastre-se no site para receber um compilado das nossas notícias do dia!

*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES E INSCREVA-SE PARA RECEBER DIARIAMENTE OS NOSSOS CONTEÚDOS E NOTÍCIAS.*

 🇧🇷*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.tbr/

 🇧🇷*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/

 🇧🇷*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR

 🇧🇷*e-Mail*: grupom4.contato@gmail.com

#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #santacatarina #jornalistaandersonmiranda #jornalismo #noticias  #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #prefeitosevereadores 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال