Audiência Pública Remota pretende discutir o Plano Distrital de Educação Empreendedora


A proposta que cria o Plano Distrital de Educação Empreendedora objetiva incentivar os jovens a participar do meio empreendedor, incentivando e despertando a participação destes jovens no meio empreendedor, ainda no período escolar, para estimular competências que os capacitarão a tomar decisões, traçarem metas e planos e assim se tornarem protagonistas de suas próprias vidas, com base em valores como: ética, livre iniciativa e cooperativismo

Pensando na Educação Empreendedora, o deputado distrital Delmasso (Republicanos), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, elaborou projeto de lei nº 1.1546/2020 que institui o Plano Distrital de Educação Empreendedora nas escolas de ensino fundamental, médio e educação superior.

Na Educação Empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar ao   estudante os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade, estimulando-o a pensar caminhos de mudança. É necessário, efetivamente, capacitá-lo a construir esses caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar a teoria à prática. Assim, a Educação Empreendedora é aquela que ajuda o estudante a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber.

A Educação Empreendedora propõe a ruptura de um modelo de prática educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações sem estimular reflexões ou a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras. Embora exista uma variedade de conceitos, teorias e interpretações relacionadas ao tema, de maneira geral o Plano Distrital de Educação Empreendedora compreende que ele prioriza o equilíbrio entre o "querer fazer" e o "reunir as condições para poder realizá-lo". Educação Empreendedora é, por fim, o fortalecimento da crença em um futuro melhor, em que cada um é capaz de construir e empreender. E para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores que sonhem e que estimulem sonhos em seus alunos. Isso requer dedicação, vontade de fazer diferente, buscar desenvolver autonomia em si e nos estudantes. Os professores são protagonistas nessa transformação. 

"O ensino do empreendedorismo para crianças é fundamental. É o suporte para o início de uma mudança cultural. É preciso começar, desde a primeira idade, a forjar atitudes empreendedoras e mentes planejadoras nas pessoas. A disseminação de uma cultura empreendedora nas escolas do Distrito Federal poderia modificar os espíritos acomodados", afirmou Delmasso.

O brasileiro cultua o anti planejamento, o "deixa a vida me levar". A disseminação de uma cultura empreendedora nas escolas poderia modificar esse hábito de deixar tudo por conta do acaso. O empreendedorismo formaria jovens dotados de mentes mais atentas nas oportunidades, com visão de futuro e muito mais planejadoras. A educação é o único caminho para criar uma sociedade mais empreendedora no Distrito Federal. O processo é lento. O potencial empreendedor é enorme, mas está latente. É hora de criar novos motores para os negócios. É tempo de despertar os jovens para uma nova maneira de viver. É hora de formar uma nova geração de brasileiros. 

É tempo de disseminar a educação empreendedora desde o ensino fundamental, até o superior. Assim, o  projeto de lei nº 1.1546/2020 do deputado Delmasso tem por finalidade dotar o Distrito Federal de condições legais e normativas para executar um plano de educação empreendedora, visando enfrentar os problemas econômicos, sociais e culturais que atravessam a vida da juventude brasiliense. Trata-se de medida necessária que, além de ser socialmente adequada, é também constitucional em todos os aspectos formal e material. 

Serviço: Audiência Pública Remota em 27 de maio às 19h para discutir o Plano Distrital de Educação
Convite: O Deputado DELMASSO tem a honra de convidá-lo para Audiência Pública Remota para discutir o Plano Distrital de Educação Empreendedora, agendada para quinta-feira, 27 de maio às 19h.
Entrar na reunião e depois informar o ID e senha (abaixo), no link do Zoom: https://cl-df-gov-br.zoom.us/j/2904821982#success
ID: 290 482 1982
Senha: 105090
Outras formas de participar: Transmissão ao vivo pela TV WEB e pelo Portal e-Democracia CLDF.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال