Fica a dica: sua vida vale muito mais que beber e dirigir

Combinação álcool/direção está entre os 5 principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito do Brasil



Blitze em maior intensidade, campanhas de alerta, punições mais severas. Ainda assim, muitos condutores se arriscam a dirigir após terem ingerido bebida alcoólica. E no Carnaval, por conta da animação e do calor, tomar bebida alcoólica parece ser inevitável para algumas pessoas. Você até pode beber. Mas se beber, não dirija, porque, além de ser crime, estará colocando sua vida e a de tantas outras pessoas em risco.

Quem bebe nunca deve conduzir um veículo, já que a combinação álcool/direção está entre os 5 principais fatores de risco para a mortalidade no trânsito do Brasil. Se for dirigir, não beba em hipótese alguma, porque não existe nível seguro de ingestão de bebida alcoólica quando se vai pegar no volante.

Não existem também, segundo o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, alternativas que minimizem os efeitos do álcool no organismo. De acordo com a entidade, comer, tomar café ou banho, apontados por muitas pessoas como saídas para aliviar esses efeitos, não passam de simples mitos.

Penalidade
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito do álcool é infração gravíssima e gera aplicação de multa de R$ 2.934,70, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por até doze meses ou até a perda. A penalidade pode ser ainda maior se o condutor recusar o teste do bafômetro ou em casos de reincidência.

Escolha alternativas inteligentes e curta o Carnaval com segurança!
  1. Entregue o carro a uma pessoa habilitada que não tenha consumido bebida alcoólica;
  2. Utilize transportes alternativo, divida uma carona e determine um motorista da vez;
  3. Não aceite carona de pessoas que beberam e que se consideram aptas para dirigir.
  4. Se você for ingerir bebidas alcóolicas, procure alternativas, como ônibus, táxis ou caronas;
  5. Respeite os limites de velocidade;
  6. Durante a viagem, mantenha sempre distância segura do veículo à frente.
A partir de hoje, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai intensificar as atividades de educação e de fiscalização de trânsito com foco na Lei Seca. O objetivo é sensibilizar condutores dos riscos da condução de veículos sob efeito de álcool a fim de reduzir riscos de acidentes nas vias do DF.

 "Mesmo com a proibição de festejos carnavalescos e blocos de Carnaval, em todo o Distrito Federal, vamos atuar de forma preventiva e repressiva a fim de garantir a segurança nas vias do DF, evitando acidentes e preservando vidas", explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

 Fiscalização
Para quem insistir em dirigir após o consumo de bebida alcoólica ou uso de outras substâncias psicoativas, resta a fiscalização de trânsito. A ação repressiva contará com 30 operações de fiscalização em todas as regiões administrativas: 15 grandes blitzes e outras 15 no formato de patrulhamento com abordagens, começando no final da tarde desta sexta-feira (12) até a madrugada da quarta-feira de cinzas (17).

 "Todos os dias teremos, pelo menos, três grandes blitzes e outros três pontos de patrulhamentos com abordagem, com operações também na madrugada e pela manhã, por volta das 6h, exatamente para flagrar aqueles condutores que viram a noite bebendo e depois pegam o carro para dirigir, por achar que estarão livres da fiscalização", destaca o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da Região Oeste, Glauber Peixoto.

O Detran vai empregar uma média diária de 50 agentes por dia, em viaturas de duas e de quatro rodas, guinchos, empilhadeiras, além do uso de drones e do apoio da aeronave. A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito está em contato direto com a Polícia Militar não só para o apoio às ações, mas também para que, em conjunto, possam atingir a maior quantidade de áreas simultaneamente.

 Além disso, o Detran-DF vai apoiar a Força-Tarefa, juntamente com outros órgãos do GDF, para coibir eventos que possam gerar aglomerações e desrespeitar as medidas de enfrentamento à pandemia.

Educação
As equipes de educação de trânsito fizeram uma blitz educativa, nesta sexta-feira (12), próximo à Funarte, abordando condutores e entregando material informativo sobre os riscos de beber e dirigir. Ainda estão previstas mais abordagens com o foco educativo durante o feriado prolongado.

Além disso, foi realizada uma live sobre a influência do consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas na direção de veículos, com as professoras Gizilene Ribeiro de Almeida e Magda de Melo Brandão. A palestra foi transmitida pelo canal do Detran no youtube (https://www.youtube.com/c/DetranDFoficial).
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال