Dia do Esportista alerta para a importância de aliar atividade física regular com alimentação saudável

Data é lembrada nesta sexta-feira (19) para incentivar, conscientizar 
e homenagear a atividade desportiva no Brasil

A prática de qualquer esporte é um importante meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável. Para incentivar, conscientizar e homenagear a atividade desportiva no Brasil foi instituído o Dia do Esportista, lembrado nesta sexta-feira (19.02).

“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), em um comunicado. “Cada movimento conta, especialmente agora que gerenciamos as restrições da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias – com segurança e criatividade”, completa. 

A OMS recomenda que os adultos aumentem o tempo de atividade física semanal para 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou façam 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não tiver contraindicação.

A data também lembra o que especialistas em saúde sempre recomendam, ou seja, uma dieta saudável, aliada à atividade física regular, é a receita perfeita para uma boa qualidade de vida.


A nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira, listou algumas dicas para que todas as pessoas, incluindo aquelas que não são adeptas, mas querem dar início à prática de algum esporte (vale começar a caminhar), mantenham uma alimentação equilibrada e, assim, tenham mais motivação no dia a dia.

1 – Hidratação

Quem pratica esportes ou quer começar deve se atentar para a hidratação constante. A recomendação é ingerir 1 litro no período da manhã e 1 litro no período da tarde.

2 – Refeições coloridas

Quanto mais colorida a refeição, melhor. As vitaminas, nutrientes e minerais contidos nos alimentos estão diretamente relacionadas com as cores. Exemplos: alimentos verdes escuros, como agrião, couve, brócolis e espinafre possuem antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e são ricos em ferro. Os alaranjados, como cenoura, manga, abóbora, são fontes de carotenóides, importantes para a imunidade, saúde da pele, cabelos e olhos. Os roxos, como uva e beterraba, são ricos em resveratrol e antocianinas, antioxidantes que combatem os radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

3 – Experimentar novos alimentos

Experimentar um alimento que nunca provou pode ser um desafio, por isso, vale mudar a preparação, por exemplo, acrescentar em sucos e vitaminas. 

4 – Consumir frutas

As frutas são fontes de energia e ajudam a reforçar o sistema imunológico. Porções diárias de frutas também aumentam o consumo de vitaminas. Mamão e manga, por exemplo, são fontes de vitamina A. 

5 – Evitar doces e frituras

Alimentos ricos em açúcar e gordura saturada contribuem para o surgimento de diversas enfermidades, como o diabetes e doenças cardiovasculares, além da obesidade. “O equilíbrio e a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras boas ao longo do dia, garantem a ingestão de vitaminas e minerais essenciais para ao bom funcionamento do corpo e ajudam na disposição na hora de praticar exercícios físicos”, completa a nutricionista.

Além de contribuir para o fortalecimento muscular, a prática do esporte ajuda no trabalho em equipe, na concentração e paciência, vantagens que garantem a saúde física e mental do indivíduo. 

Movimente Fort

A rede Fort Atacadista tem se atentado muito para a questão de oferecer produtos saudáveis em suas lojas, bem como a prática regular de atividade física para clientes e colaboradores. 

No último ano, em função da pandemia, muitas pessoas começaram a praticar exercícios em casa e algumas atividades do cotidiano precisaram ser adaptadas, respeitando o isolamento social. Dessa forma, desde abril de 2020, o Fort tem oferecido aulas on-line do projeto Movimente Fort, antes apenas presencial em uma unidade da rede em Santa Catarina. 

As aulas acontecem sempre às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h (horário de Brasília), nas redes sociais do Fort: Facebook/fortatacadista e @fortatacadista (Instagram).

Em Brasília, as lojas do Fort Atacadista estão localizadas em Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente. Funcionam de segunda à sábado, das 7h às 22h, e aos domingos das 7h às 20h, com exceção da loja Sol Nascente, que aos domingos abre das 7h às 21h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.


Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال