General Villas Bôas lança coleções de livros com o objetivo de resgatar e repensar a história do país

 As coleções Pensadores do Brasil contarão com 200 obras produzidas nos últimos 200 anos; o lançamento ocorreu nesta segunda (21), em Brasília, com a presença do vice presidente Hamilton Mourão, do ministro da Educação, professor Milton Ribeiro e do Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, almirante Flávio Rocha


pensadores-do-brasil -Credito: Bruno Batista/VPR

Foi lançado nesta segunda-feira (21) o projeto Coleções Pensadores do Brasil, do Instituto General Villas Bôas – IGVB, que tem como meta a pesquisa, publicação e difusão das 200 obras mais representativas produzidas nos últimos 200 anos, como parte da comemorações dos bicentenário da Independência. Durante o lançamento, foram apresentadas as quatro primeiras obras já editadas. O lançamento também foi marcado pelas presenças do vice-presidente Hamilton Mourão; do Ministro da Educação, professor Milton Ribeiro; e do Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, almirante Flávio Rocha, além do general Marco Aurélio Vieira, presidente do IGVB e demais convidados.

O projeto tem como objetivo lançar um olhar sobre a história do Brasil, e do seu do povo brasileiro, baseado nos estudos e registros já catalogados por intelectuais dos últimos 200 anos ao longo da história. Para o idealizador do projeto e do Instituto que leva seu nome, o general Eduardo Villas Bôas, esta é uma oportunidade de repassar seus conhecimentos ao povo brasileiro. “Após intensa reflexões, decorrentes da minha vivência pessoal e profissional, decidi contribuir por meio do IGVB, com o conhecimento e acesso que tive a oportunidade de adquirir todos estes anos”, afirmou o general, que participou da cerimônia via live, em decorrência da saúde e dos protocolos de segurança dos órgãos de saúde durante a pandemia do Covid-19.

A escolha dos títulos foi realizada através de um conselho editorial composto por professores e profissionais renomados, indicados pelo IGBV, que selecionaram os mais representativos pensadores e suas obras, que nortearam a construção intelectual do país e seguem com ensinamentos para os tempos atuais. Fazem parte do conselho o general Marco Aurélio Costa Vieira, professor-doutor Antônio Flávio Testa, general Alberto Mendes Cardoso, embaixador Carlos Henrique Cardim, professor-doutor Carlos Hugo Studart Corrêa, historiador Jorge Henrique Cartaxo, professor-doutor José Teodoro Menck, professor-doutor Marcelo Granjeiro Quirino, professor-doutor Marcos Vinícius Rodrigues, professor-doutor Paulo Roberto Kramer, general Luiz Eduardo Rocha Paiva, general Ridauto Lucio Fernandes, professor-doutor Ronald Britto Poletti.

O projeto foi apresentado pelo general Marco Aurélio Vieira, presidente do IGVB, que ressaltou a importância do iniciativa para o momento atual do país. “Editar esses intelectuais e clássicos Brasileiros agora, na segunda década do século XXI, entendemos que é uma questão estratégica e de segurança nacional. Queremos resgatar o nosso nacionalismo”, relatou o general. “Queremos buscar, por intermédio desses livros e autores de renome, não só, estimular a leitura, mais sim arejar o ambiente intelectual brasileiro, trazer ao palco antigos e novos pensadores, provocar o embate de conhecimentos”, conclui o general.

O vice-presidente Hamilton Mourão ressaltou a importância do projeto IGVB em promover o resgate da cultura do país “O instituto que leva o nome de um mais notáveis vultos militares da nossa geração, assume o papel de vanguarda na luta para romper o que a hegemonia e o consenso fizeram com a cultura nacional”, declarou o vice-presidente.

Durante o evento, foram apresentados, pelo professor Antônio Flávio Testa, as quatro primeiras obras já editadas, são elas: : Geopolítica e Poder, de Golbery do Couto e Silva (com prefácio do general Alberto Mendes Cardoso); Missão Rondon e Expedição Roosevelt, de Cândido Mariano Rodon (com prefácio do professor Mércio Pereira Gomes); A Organização Nacional, de Alberto Torres (com prefácio do professor Carlos Ivan Simonsen); e A Amazônia e a Cobiça Internacional, de Arthur Reis (com prefácio do general Eduardo Villas Bôas). O projeto pretende publicar 4 títulos por mês, dando início com a disponibilização dos 4 primeiros títulos em plataformas online ainda neste ano, e os livros físicos estarão disponíveis a partir de fevereiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال