Pedalinhos do Parque da Cidade estão de volta

Pedalinho do Parque da Cidade será reativado após décadas de abandono

 

Revitalização do espaço, que marcou gerações de brasilienses, será legado de festival inédito no país. Inauguração será no próximo dia 30, às 17h, com a presença de autoridades e personalidades da cidade

 

 

Com a chegada do Festival Flutua no mês de outubro, no Parque da Cidade, os brasilienses também poderão comemorar a reativação permanente de um dos pontos históricos mais saudosos da capital, que até então só faziam parte da memória de quem vivenciou os anos 1980 e meados de 1990. O Novo Pedalinho será inaugurado no dia 30 de setembro, na sessão de estreia do Flutua, evento inédito no país que irá promover, no período de 1 a 31 de outubro, festival música, cinema e teatro a bordo de boias gigantes de bichos ancorados no laguinho do parque. Público poderá concorrer a ingressos para o filme Titanic (estreia) no instagram oficial do festival: @festivalflutua 

Localizada no estacionamento dez do Parque da Cidade, o maior da América Latina, a área dos pedalinhos ganhou novas estruturas e instalações coloridas, divertidas e sustentáveis. O Novo Pedalinho também passou a ter caiaques, nova iluminação e um pier feito totalmente de madeira plástica ecológica. Tudo isso a partir da parceria público-privada entre a administração do Parque da Cidade e o Festival Flutua.

Responsável pelo projeto, a arquiteta e designer de interiores Renata Cortopassi explica que a intenção da reforma é mesclar diversão e arte com bens duráveis, sustentabilidade e custo-benefício a partir do reaproveitamento de materiais. "Essa reforma tinha que ser muito divertida para realmente trazer vida de volta àquele lugar que há tanto tempo estava abandonado. E para contrapor essa sensação de abandono, eu propus utilizarmos as mesmas cores do evento na identidade visual: rosa, amarelo e azul", comenta.

Especialista na criação de ambientes "instagramáveis", que propõem a interação do ambiente com o público, garantindo selfies altamente virais nas redes sociais, Renata destaca que ao compor o cenário do Festival Flutua, também resolveu escolher formas geométricas inspiradas nos caiaques. Com isso, losangos e triângulos coloridos preencherão as paredes da sede da Aqua Sports, empresa que irá administrar os caiaques e pedalinhos.

Acessibilidade e sustentabilidade

Além de cores, formatos e texturas, o piso também foi adaptado com rampas de acesso para cadeirantes. Já o pier, foi reconstruído do zero, com madeira sustentável. Também assinado pelo Studio Renata Cortopassi, o Novo Pedalinho ganhou iluminação de LED, que garante a economia de energia, e postes de luz miniaturas, que além de mais segurança, também decoram e dão um toque de sofisticação e bem-estar ao local.

"O pier estava muito perigoso e em uma condição muito precária. Foi refeito com uma madeira plástica, que é um material 100% reciclado, que vem de uma indústria super limpa que aproveita resíduos industriais de fábricas de papel. Esta madeira é toda feita a partir do aproveitamento de resíduos plásticos, que são ótimos e que contam com uma cobertura que imita a madeira, mas que é muito mais durável e de difícil desgaste", explica.

Na avaliação de Igor Shiratori, assessor do Parque da Cidade, a iniciativa não só atende aos anseios da população e da administração do Parque da Cidade, mas também à necessidade de alternativas seguras de lazer em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

"Dentro desse contexto, quando nos foi apresentado o projeto Flutua, vimos uma excelente oportunidade para realizar um evento diferente de tudo o que já aconteceu, e que além de movimentar o cenário dos eventos com essa inovação, traz a nostalgia da época em que nosso lago era navegado pelos pedalinhos.", aprova.



Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال