Orientação para frequentadores de bares e restaurantes - Alô Brasília

Últimas

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Orientação para frequentadores de bares e restaurantes

Cartilha de segurança para bares e restaurantes

Elaborado pela Vigilância Sanitária, documento detalha protocolo para o correto funcionamento do setor, priorizando o combate à Covid-19

A autorização para o retorno das atividades de bares e restaurantes completa uma semana nesta quarta (22). A reabertura desse setor do comércio foi condicionada pelo GDF ao cumprimento de um rigoroso protocolo de segurança, desenvolvido pela Vigilância Sanitária e obrigatório para todos os estabelecimentos comerciais do tipo durante o período da pandemia da Covid-19 no DF.

As orientações constam na Nota Técnica nº 51/2020, expedida pela Gerência de Alimentos da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde (SES). No documento, 69 itens detalham o protocolo seguro para manipulação de alimentos – tanto em depósito quanto no preparo –, regras de higienização de funcionários e de toda a estrutura física dos locais, além de recomendações sobre como gerir o funcionamento de forma segura e evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Servidores da Vigilância Sanitária e do DF Legal integram equipes da força-tarefa criada para fiscalizar o cumprimento dos protocolos de segurança nos bares e restaurantes. “A maioria dos estabelecimentos tem se esforçado”, informa o gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária, André Godoy. “Tivemos até agora poucas autuações; tem sido feito muito trabalho de orientação”.

O retorno seguro das atividades, com a conscientização sobre os procedimentos necessários para tal, também norteia o setor de bares e restaurantes do DF. “Tanto os empresários quanto a população têm que agir com prudência, seguir as regras”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel-DF), Beto Pinheiro. “Nosso apelo é que todo mundo leve a sério, para podermos seguir funcionando com cautela e com bastante responsabilidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Melhores da semana

Destaque

Telescópio da Nasa detecta OVNIs na órbita da terra

Nasa detecta 150 ‘objetos voadores não identificados’ na órbita terrestre Uma câmera instalada na Estação Espacial Internacional (ISS, na si...

Campanha contra a Dengue