Santuário Dom Bosco completa 50 anos - Visite Pontos turísticos de Brasília sem sair de casa - Alô Brasília

Últimas

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Santuário Dom Bosco completa 50 anos - Visite Pontos turísticos de Brasília sem sair de casa

Santuário Dom Bosco completa 50 anos e pode ser visitado sem sair de casa 

Igreja faz parte do Tour Virtual de Brasília, que teve mais de 38 mil acessos em um mês

 

Conhecido pelo contraste entre a delicadeza de seus vitrais e suas fortes e altas colunas de concreto, o Santuário Dom Bosco completa 50 anos neste sábado (23) e é um dos destaques da Rota da Paz, que faz parte do Tour Virtual de Brasília, criado em abril deste ano pela Secretaria de Turismo do DF em celebração aos 60 anos da capital federal.  

 

O tour virtual permite fazer uma viagem por 80 pontos turísticos imperdíveis de Brasília, separados por temas, e foi elaborado pela Setur por meio da plataforma Google Earth. Da tela de um celular, computador ou tablet, brasilienses, curiosos de todo o Brasil e do mundo podem conhecer as obras da imponente igreja, mesmo no conforto de casa. No primeiro mês, o tour virtual já alcançou mais de 38 mil acessos pela página da Setur onde está hospedado. 

  

“O grande sucesso da procura pelo número do nosso tour virtual demonstra a força que tem o turismo de Brasília. Nossa cidade é encantadora, tem pontos turísticos incríveis e nós temos certeza de que o passeio virtual está despertando o olhar do turista para a nossa capital e vai inspirar viagens num futuro próximo, assim que a epidemia for superada. Brasília espera a todos de braços abertos”, conta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.  

 

O Santuário Dom Bosco é uma das igrejas mais conhecidas de Brasília e foi projetada pelo arquiteto mineiro Carlos Alberto. Construído em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco, sua edificação tem estilo gótico e é formada por 80 colunas e vitrais em 12 tonalidades de azul. Em seu interior, chama a atenção o lustre de 3,5 metros de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simbolizando Jesus. Outra obra de arte são as grandes portas, produzidas em ferro e bronze, com baixos-relevos que relembram a vida de Dom Bosco. As 12 portas talhadas em bronze são de autoria do artista Gianfrancesco Cerri, que também assina o painel em bronze na pia batismal e a pintura em acrílico no sacrário. 

 

A igreja foi eleita uma das sete maravilhas de Brasília em 2008 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona. Com esse, título o Santuário foi incluído pelo Governo do Distrito Federal na rota turística de Brasília.  

 

A celebração dos 50 anos será diferente, devido ao momento atual da pandemia. A missa de aniversário será transmitida ao vivo no domingo (24), às 18h, pelas redes sociais do Santuário. “Estamos nos adaptando para comemorar o aniversário, porque estaremos longe dos fiéis fisicamente. Também estamos nos preparando para o período pós-pandemia, para prestar todo o apoio aos que nos procuram. As pessoas estão bastante fragilizadas com a situação atual e precisando de conforto espiritual”, explicou. Também no domingo, será inaugurado o busto de Dom Bosco na igreja.  

 

A Rota da Paz reúne, ao todo, 12 atrativos místicos e religiosos do DF e entorno, e tem representantes de todas as crenças. O Templo Shin Budista é um reduto oriental dedicado ao budismo e à meditação, localizado na área central de Brasília. Fundado pelos primeiros imigrantes japoneses que chegaram a Brasília, ele funciona desde 1973 e permanece como um local que mantém as origens, cultura e costumes japoneses, e está aberto para todos os moradores e turistas que visitam a cidade. Além do budismo tradicional japonês, o templo representa também a arquitetura tradicional, com sua estrutura inspirada nas casas japonesas. 

 

Mas não dá para falar de religião e Brasília e deixar de fora a Catedral Metropolitana de Brasília, um dos mais famosos cartões-postais da cidade. Inaugurada em 1970, é um audacioso projeto de Oscar Niemeyer. Seu desenho simboliza mãos em prece voltadas para o céu. Os vitrais são da artista plástica Marianne Peretti, e dão um tom celestial à Catedral, que também exibe em seu interior três grandes anjos de metal que parecem flutuar. Na entrada da Catedral, estão instaladas quatro grandes esculturas conhecidas como Os Quatro Evangelistas. As esculturas e os anjos da Catedral são assinados pelos renomados artistas plásticos Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. 

 

Outras seis rotas compõem o Tour Virtual: Rota Cívica, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, e Rota Fora dos Eixos.  


Conheça de cada um dos pontos turísticos disponíveis da Rota da Paz: 

Templo da Legião da Boa Vontade 

O Templo da LBV é o monumento mais visitado de Brasília e recebe missas e cultos abertos ao público. É um espaço ecumênico, inaugurado em 1989, que acolhe visitantes de todo o mundo, independentemente de crenças religiosas. Sua nave principal é formada por uma pirâmide de sete faces que exibe em seu cume o Cristal Sagrado, considerada a maior pedra de cristal puro do mundo. Ao adentrar o templo, o visitante percorre um caminho em espiral que representa o início de uma nova jornada. Outras atrações imperdíveis do Templo são a Sala Egípcia, a galeria de arte, a sala de estudos e o Memorial Alziro Zarur. 

 

Mesquita do Centro Islâmico 

Inaugurado em 1990 e construído em estilo árabe moderno, o prédio é até hoje a única Mesquita de Brasília. Nas visitas presenciais, antes de adentrar o salão principal, os visitantes passam por um processo de limpeza e deixam seus sapatos na entrada do templo. Suas instalações contam com um grande salão de orações, um pátio externo, um jardim e um minarete, a alta torre de onde os fiéis são chamados para as cinco orações diárias. A visita à Mesquita é uma aula sobre a cultura e as tradições muçulmanas, simplesmente imperdível. 

 

Vale do Amanhecer 

A mística região do Vale do Amanhecer tem cerca de 30 mil habitantes e está localizada a 45km de Brasília. A sede do Vale foi fundada em 1969 pela médium Neiva Chaves Zelaya, e hoje o espaço recebe cerca de 400 pessoas por dia em seu Templo Mãe. A doutrina, que ganhou adeptos no mundo inteiro, tem como principal característica o sincretismo religioso. Seus ritos contam com elementos de várias religiões e destacam-se por suas tradicionais vestimentas coloridas. O bairro oferece pousadas, restaurantes e abrigos aos visitantes, uma experiência riquíssima pela diversidade religiosa e cultural do país. 

 

Prainha dos Orixás 

A Prainha é um local de lazer público, acessível e um importante espaço de reverência à cultura afro-brasileira em Brasília. Nela se encontra a famosa Praça dos Orixás, patrimônio imaterial do Distrito Federal, com suas 16 esculturas de divindades africanas – os Orixás – assinadas por Tatti Moreno, um dos mais respeitados artistas plásticos brasileiros. Localizada ao lado da Ponte Costa e Silva, a Prainha recebe, em fevereiro, centenas de visitantes para a tradicional Festa de Iemanjá, e em dezembro é um dos locais mais disputados da cidade para celebrar a virada do ano, com direito a grandes shows e queima de fogos. 

 

Universidade Holística Internacional da Paz (Unipaz) 

Unipaz é uma das mais importantes instituições pela paz no mundo. A ONG sem fins lucrativos foi criada e instalada em Brasília em 1986 e hoje está multiplicada por várias unidades pelo Brasil e pelo mundo. O local é um convite à contemplação devido às suas áreas arborizadas e cachoeira. A Unipaz ainda dispõe de biblioteca, espaços para mediação ao ar livre e da Vila Arco-Íris, um espaço destinado à realização de encontros holísticos, oficinas, seminários e eventos culturais. 

 

Santuário Arquidiocesano Menino Jesus 

Localizado na cidade de Brazlândia, o Santuário Arquidiocesano Menino Jesus tem proporções monumentais e é o segundo maior templo católico do Brasil. O local abriu suas portas aos fiéis em 1973, ainda com instalações muito simples. Em 2000, ganhou uma exuberante arquitetura, em homenagem à rara imagem de 200 anos do Menino Jesus, vinda de Roma diretamente para a comunidade de Brazlândia. O Santuário tem capacidade para receber até 15 mil pessoas, e a área interna impressiona por seus belos vitrais e uma detalhada escultura da Sagrada Família em seu altar, um encontro entre arte e fé. 

 

Busto de Mahatma Gandhi 

O Busto de Mahatma Gandhi foi instalado no Parque da Cidade, região central de Brasília, em comemoração ao 150º aniversário de nascimento do líder, que é um símbolo da paz em todo o mundo. O busto de bronze integra uma ação mundial do Estado Indiano em homenagem ao legado de paz e fraternidade pregado por Mahatma Gandhi. A escultura foi instalada próximo ao lago do parque e se tornou um local para práticas de yoga e meditação, inspiradas pela icônica figura de Gandhi. 

 

Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater 

O Seminário Missionário Arquidiocesano é um centro de formação de sacerdotes para a Nova Evangelização, edificado às margens do Lago Paranoá no início dos anos 1990. As instalações possuem uma biblioteca, salas de estudo, espaço para realização de missas e alojamento para os seminaristas. Na arquitetura, destaca-se a imponente torre dos sinos, com sua área externa formada por jardins com plantas exóticas e típicas do cerrado. 

 

Mosteiro de São Bento de Brasília 

O Mosteiro de São Bento foi construído em 1987 às margens do Lago Paranoá, no Lago Sul. O conjunto arquitetônico é composto pelo mosteiro, com capacidade para receber até 30 monges; pela capela, com 200 lugares; pela hospedaria para 16 hóspedes; e pelo boulevard, um caminho aberto que conecta todo o conjunto. O meio de subsistência da comunidade monástica vem da renda gerada com hospedagem e venda de pães, bolos, biscoitos e licores produzidos pelos monges. 

 

Templo Shin Budista Terra Pura 

Inaugurado em 1973, o Templo Shin Budista é um reduto oriental dedicado ao Budismo, à meditação e à conservação da cultura japonesa em Brasília. A arquitetura é inspirada nas tradicionais casas japonesas e, devido à importância cultural do Japão na cidade, foi tombado como Patrimônio Histórico de Brasília. A quermesse do Templo Budista é tradicional na cidade e recebe em média 10 mil pessoas por edição, realizada sempre em agosto. O templo também oferece sessões de meditação, oficinas de origami, artes marciais, yoga e tai chi chuan. 

 

Catedral Metropolitana de Brasília 

A Catedral Metropolitana de Brasília, inaugurada em 1970, é um audacioso projeto de Oscar Niemeyer. Seu desenho simboliza mãos em prece voltadas para o céu. Seus 16 pilares de concreto têm o formato de bumerangues, um marco na arquitetura moderna. Os vitrais são assinados pela artista plástica Marianne Peretti, e dão um tom celestial à Catedral, que também exibe em seu interior três grandes anjos de metal que parecem flutuar pelo céu. Na entrada da Catedral, estão instaladas quatro grandes esculturas conhecidas como Os Quatro Evangelistas. As esculturas e os anjos da Catedral são assinados pelos renomados artistas plásticos Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. 

 

Santuário Dom Bosco 

O Santuário Dom Bosco é uma das mais impressionantes obras de arte-arquitetura de Brasília. Inaugurado em 1970, em homenagem ao copadroeiro de Brasília, a construção surpreende pela beleza imponente de suas colunas góticas e seus vitrais, que representam o céu estrelado. No centro da nave está instalado um lustre de cristal murano com 435 lâmpadas, que simboliza Jesus – a luz do mundo. Entre as obras de arte de inestimado valor artístico do Santuário, destacam-se as 12 portas de ferro com relevo esculpido em bronze, a pia batismal e as imagens sacras instaladas no altar. O passeio é uma das experiências mais extasiantes e imperdíveis da capital federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Melhores da semana

Destaque

Reconhecimento facial – Uma realidade agora no Distrito Federal

De autoria do deputado Hermeto, o PL 936 tem o objetivo de usar a tecnologia a favor do policiamento nas ruas Foi publicada nesta terça fe...

Campanha contra a Dengue