Prefeitos preveem colapso no transporte - Alô Brasília

Últimas

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Prefeitos preveem colapso no transporte

Prefeitos preveem colapso no transporte e pedem fundo emergencial à União


Prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette (PSB) afirmou à CNN, nesta sexta-feira (3), que o transporte público corre risco de entrar em colapso em todo o país e que uma ajuda emergencial da União às cidades é necessária neste momento de crise provocada pela pandemia.
"É uma situação gravíssima, porque o sistema de transporte é mantido pelos usuários. Ou seja, o número de pagantes divide quanto ficou o custo da manutenção e os salários dos trabalhadores, e nós fizemos uma determinação para as pessoas ficarem em casa, [com exceção] dos serviços essenciais", inicia.
Para dar um exemplo de como o setor tem sido afetado, Donizette diz que, só em Campinas, a receita do transporte coletivo caiu em 80% com as medidas de isolamento. Mas ele afirma que a situação mais grave, contudo, é no Rio de Janeiro. 
Com isso, Donizette afirma que é necessária a criação de "um fundo emergencial para equalizar os impostos no mesmo nível de 2019" - que caíram até 30% no mês de março e deve cair até 80% em abril, também segundo dados citados por ele.
Apesar da situação que afeta o caixa das prefeituras, o político diz que não há intenção de aumentar os impostos neste momento. "Zero possibilidade. O que precisa ter é esse fundo emergencial", frisa. "Só a União tem a condição de fazer essa injeção, porque ela fabrica dinheiro. E em um momento como esse não tem perigo de inflação", acrescenta.
Segundo o prefeito, o montante seria usado para "regular as prefeituras e oferecer dinheiro para a iniciativa privada, principalmente micro e pequenos empresários". "Essa preocupação com a economia não é um monopólio do presidente Jair Bolsonaro. Todos nós estamos - e muito - preocupados, porque as pessoas precisam viver", defende. "É um momento de medidas extraordinárias até que a gente passe por essa crise", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Poliglota

Alô Goiás

Blog do PAULO MELO

Alô Brasília

Coluna do PM

Blog do Aderivaldo Cardoso

BLOG DO HALK

Melhores da semana

Destaque

Retirada emenda que permitia inclusão de ex-deputados no Fascal

O presidente Rafael Prudente firmou um compromisso com os colegas de não publicar a redação final da Resolução nº 40 até que os parlamentar...