Egov lança curso sobre normas de segurança para profissionais da saúde

Alunos terão acesso a temas como legislação, princípios sobre higiene no trabalho e medidas de controle de riscos


A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) oferecerá o curso Norma Regulamentadora 32 (NR 32) – segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, que regulamenta procedimentos em hospitais, entre eles cuidados com higiene e manuseio correto de produtos. As inscrições serão abertas em 27 de abril (próxima segunda-feira) no site da Egov (http://egov.df.gov.br/inscricoes-ead-2/) e poderão ser feitas até 10 de maio.

A capacitação será feita por meio da plataforma de Educação a Distância (EaD), da Egov. As aulas terão início em 18 de maio, e o curso terá duração de 40 horas-aula.

“A capacitação na NR 32 reflete a preocupação da Secretaria de Estado de Economia, por intermédio da Egov, em capacitar os servidores que desempenham suas funções nos serviços de saúde, agregando conhecimentos, inclusive, para o fortalecimento do enfrentamento à pandemia do coronavírus. Além disso, a oferta atende à demanda de diversos órgãos do GDF pela referida capacitação. Trata-se de oportunidade de aproveitar o momento de crise para aprimorar a qualificação dos nossos servidores”, afirmou o diretor-executivo da Egov, Alex Costa.

Durante o curso, alunos terão acesso a temas como legislação, princípios sobre higiene no trabalho e medidas de controle de riscos. O objetivo da capacitação é atualizar o máximo de profissionais da saúde, para prevenir acidentes no setor de trabalho e dominar técnicas simples e rotineiras.

A NR 32 tem o objetivo de regulamentar medidas de proteção e segurança à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, além daqueles que exercem promoção, assistência, recuperação, pesquisa e ensino à saúde, em geral, do Distrito Federal. Ou seja, desde médicos e enfermeiros até trabalhadores de limpeza, lavanderia e laboratório.

Segundo o gerente de Segurança de Trabalho da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde), Rodolfo Francelino Alves, a realização da capacitação é importante para melhorar as condições de trabalho dos servidores. “A melhor maneira para alcançarmos o cumprimento da norma é conscientizar, de fato, e capacitar, de forma permanente, os trabalhadores. A norma merece atenção especial dos gerenciadores dos estabelecimentos de saúde, uma vez que a aplicação dela garante a proteção dos empregados”, declarou.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Manual de Saúde e Segurança do Trabalho do Governo do Distrito Federal, os profissionais da saúde devem realizar a capacitação antes de iniciar as atividades nas respectivas áreas.

Parceria
O curso foi produzido em ação conjunta que reúne Egov e Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O material foi elaborado, voluntariamente e no período de seis meses, pelos servidores da FHB Wilson Caldeira Figueiredo e Fabiano de Souza Cruz.

“Nós nos dedicamos à elaboração do conteúdo depois do horário de trabalho, para não sermos interrompidos por ligações ou por outras demandas”, lembra Fabiano. A fim de manter a produção bem alinhada, as visitas à Egov também foram frequentes.

“Elaborar o conteúdo é um processo minucioso e exige muita atenção e concentração”, explica Wilson Caldeira.

A experiência da parceria entre as instituições pode render mais frutos. “A Egov quer desenvolver cursos na área de biossegurança e de segurança do trabalho, assuntos que ganharam muita atenção recentemente. Ainda há muito trabalho pela frente”, arremata Wilson.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال