Coronavírus: Bolsonaro e ministro usam máscara em transmissão ao vivo por rede social

Coronavírus: Bolsonaro e ministro usam máscara em transmissão ao vivo por rede social

Presidente estava acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele disse que usou máscara porque integrante da comitiva presidencial aos EUA contraiu coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro entre o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e intérprete de libra durante transmissão ao vivo em rede social — Foto: Reprodução / rede social
O presidente Jair Bolsonaro usou máscara em uma transmissão ao vivo que fez no início da noite desta quinta-feira (12) por uma rede social.
Ele estava acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e de uma intérprete de libras, ambos também de máscaras.
Durante a transmissão, o presidente falou sobre a pandemia de coronavírus.
"Estou de máscara porque uma das pessoas que veio no meu voo desceu em São Paulo, fez exames e deu positivo. Não tem o resultado do meu ainda. Estão dizendo que deu negativo. Tomara que esta fake news seja verdade", afirmou.
Nesta quinta, o Palácio do Planalto informou que o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, contraiu o vírus. Ele está em isolamento domiciliar em São Paulo. Wajngarten integrou a comitiva presidencial que viajou para os Estados Unidos na semana passada.
Devido ao teste positivo de Wajngarten, os integrantes da comitiva – inclusive Bolsonaro, a primeira-dama Michelle e familiares do presidente – se submeteram ao teste para identificação do coronavírus.

Uso de máscaras

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, o presidente, o ministro e a intérprete fizeram durante a transmissão ao vivo "uma proteção equivalente a um profissional de saúde em atendimento a um paciente suspeito".
"O ministro e a interprete fazem uma proteção equivalente a um profissional de saúde em atendimento a um paciente suspeito, conforme relatado durante a própria live. Eles usam máscaras N95, enquanto o paciente utiliza a máscara cirúrgica. O mesmo protocolo de segurança foi publicado e utilizado na Operação Regresso, de repatriação de brasileiros da China", afirmou o secretário.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda o uso de máscaras para pessoas saudáveis.
Segundo a entidade, a máscara só é necessária para quem está tossindo ou espirrando e só tem efetividade se associada ao álcool em gel e à lavagem de mãos.
As orientações estão no site da OMS, na seção que trata do coronavírus (em inglês).
Veja quais são as recomendações da OMS:
  • Se você está saudável, só precisa usar a máscara quando estiver cuidando de alguém com suspeita de infecção pelo 2019-nCoV.
  • Use a máscara se você estiver tossindo ou espirrando.
  • Máscaras só são efetivas se forem combinadas à lavagem frequente de mãos com álcool gel ou água e sabão.
  • Se você usa a máscara, deve saber como usá-la e descartá-la corretamente.
  • Antes de colocar a máscara, lave as mãos com álcool gel ou água e sabão.
  • Cubra o nariz e a boca com a máscara, e certifique-se de que não há espaços abertos entre o rosto e a máscara.
  • Evite tocar a máscara durante o uso; se o fizer, limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão.
  • Substitua a máscara por uma nova assim que a primeira estiver úmida, e não reutilize máscaras de uso único.
  • Para remover a máscara: retire-a por trás (não toque a parte frontal da máscara); descarte imediatamente em uma lixeira fechada; limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom

نموذج الاتصال